texto

Cheiro de saúde

30.10.2017 , Vitória/ES

Sou Assistente Social na UBS Vitória desde janeiro/1993 e sempre atuei com práticas coletivas. Em maio/2012, com o objetivo de criar espaço coletivo alternativo às propostas fragmentadas ofertadas no modelo com ênfase na doença, implantei o Treinamento Perfumado (Xiang Gong - Nível I)como estratégia para o autoconhecimento, o cuidado de si e a manutenção da vida.

Prática simples e eficiente da Medicina Tradicional Chinesa, o Treinamento Perfumado fortalece as funções orgânicas, mantendo a harmonia entre o homem e a natureza , beneficiando o seu psiquismo. A prática não exige concentração mental, o que é perfeitamente indicado para pessoas que têm dificuldade de se concentrar, por exemplo, as que são habitualmente muito distraídas ou "doentes". Os movimentos são simples e realizados pelos antebraços em várias direções, repetindo-se 36 vezes cada. Movimenta as mãos e os braços, trabalhando os meridianos yin das mãos (pulmão, coração e pericárdio) e yang (intestino grosso, intestino delgado e triplo aquecedor), desbloqueando as obstruções de todos os canais do corpo. Pode ser praticado em pé ou sentado. Duração da prática: 15 minutos.

Os resultados esperados são: O cuidado integral, valorizando o SER em sua relação harmônica e universal;

Mudança de hábitos de vida;

Participação ativa das pessoas frente a experiência do viver;

Inversão do paradigma da doença para a saúde, pois trata-se de se obter equilíbrio entre mente, corpo e espírito;

Humanização das relações, criação de vínculos e acolhimento a cada um por inteiro;

De forma inovadora e efetiva pode contribuir para a melhoria da saúde das pessoas e na reorganização de um modelo assistencial.

O Treinamento Perfumado é realizado no Parque Moscoso/Vitória/ES todas as 4ª feiras às 07:45h e todos são muito bem-vindos!


Compartilhe essa História

Comentários

Histórias Relacionadas