texto

Biodanza e saúde

26.10.2017 , Serra/ES

Que bom estar aqui e poder escrever sobre a Biodanza. Para minha vida pessoal conhecer a Biodanza foi fantástico. Nas palavras do seu criador, Rolando Toro, a Biodanza é "um sistema de desenvolvimento humano, renovação orgânica, integração afetiva e reaprendizagem das funções originárias de vida" (Toro, 2002, p.33).

Assim, a Biodanza é um Sistema de desenvolvimento humano que apresenta uma proposta terapêutico-pedagógica de transformação interior.

Realizada em forma de aulas que, mitologicamente, utiliza a música, a expressão das emoções e sentimentos através do movimento e situações de encontro humano.

Tem como objetivo principal o aumento da autoestima e fortalecimento da identidade, levando o praticante a estabelecer corajosamente o seu projeto de vida existencial.

Portanto somos um sistema composto de diversas unidades que são, ao mesmo tempo, autônomas e integradas entre si, fazendo parte de um conjunto maior.

Nenhum sistema é independente do outro. Pode-se dizer que há saúde quando o corpo, a mente e os sentimentos inter-relacionam-se.

Atualmente sou facilitadora de grupo com professores e tenho percebido progressivamente a diferença no modo de pensar, sentir e agir sobre si mesmo e consequentemente a relação com as outras pessoas e com universo.

O ambiente tanto de trabalho quanto o familiar tornar-se mais agradável e estimulado pela maneira de pensar diferente. É perceptível a integração, a afetividade e o encontro humano nas relações pessoais no cotidiano.

É gratificante e renovador ouvir relatos de experiências vivenciadas no contexto escolar juntos com outros profissionais e educando. É bom saber que posso e faço a diferença por meio da Biodanza: a poética do encontro humano.


Compartilhe essa História

Comentários

Histórias Relacionadas

Mais Histórias (1)

Eu e a vida

Eu e a vida